sábado, 5 de setembro de 2015

Dieta rigorosa por 2 dias na semana funciona melhor do que pela semana inteira

Uma dieta que exige sacrifícios constantes não funciona. Não é inteligente. E a razão é simples: o desprazer gerado por tal esforço fica a mercê de um rompimento causado pelo apetite (desejo) insaciável. Não há como negar mais os aspectos emocionaisenvolvidos na obesidade; nem os vários fatores orgânicos recém-descobertos (a ainda por vir).
Há pontos a considerar quando se faz uma dieta para perder peso. Um deles é o que todos sabem: comer menos e melhor, praticar exercícios físicos diários e melhorar a cabeça e a mente são decisivos para o sucesso. Mas isso é muito difícil de ser conseguido em longo prazo, pois momentos de “fraqueza” ocorrem e desandam todo o trabalho realizado por meses ou anos, em apenas algumas semanas. Ganha-se peso novamente, às vezes acima do patamar anterior. E o drama se perpetua.
O outro ponto é: por que dietas rigorosas, que matematicamente funcionam, não são sucesso na prática? Já pensaram como é difícil não sucumbir aos apelos midiáticos e das prateleiras dos supermercados, aqueles que dizem subliminarmente “É uma porcaria, mas é gostosa!” E engorda!
Esqueça a história de que, para emagrecer, é preciso passar sufoco, privando-se de tudo o que gosta, e ficar só à base de alface e água. Pesquisadores britânicos constataram, através de estudo com 88 mulheres, que dieta severa de apenas dois dias na semana é mais eficaz que restrição alimentar prolongada por todo período.
Como eles já sabiam que a obesidade é um dos fatores que contribuem para o câncer de mama, o objetivo da pesquisa era testar o efeito das dietas na redução do peso das mulheres. As participantes, todas acima do peso, e com histórico do câncer na família, foram divididas em três grupos e acompanhadas durante quatro meses.
Obesidade já é considerada uma epidemia mundial
No primeiro, elas ingeriram 1.500 calorias por dia, por sete dias — base da maioria das dietas passadas para quem quer perder peso e que deve incluir os sábados e domingos. As dosegundo grupo podiam comer normalmente, desde que não ultrapassassem o limite de 650calorias durante apenas dois dias, e cortassem os carboidratos (pães, massas, batata) nesse período.
Já o terceiro grupo cortou carboidratos nos dois dias, e não teve tanta restrição de calorias. O resultado foi surpreendente: as mulheres dos grupos que fizeram dieta por dois dias perderam 4 kg em um mês. E as que fizeram dieta a semana toda, perderam2 kg em um mês.


Para a coordenadora do estudo, Michelle Harvie, do Hospital de South Manchester, é que “fazer dieta todos os dias é difícil, e a pessoa acaba não respeitando o limite de calorias”. Ela diz que dieta de dois dias serve para qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário